MARIA PAULA-ESTADO DE GRAÇA*

Amigo-A,

estamos num verdadeiro Estado de Graça! A Maria Paula, nossa filha mais velha, gradua-se médica, hoje. Tu sabes o que é isso? Olha, é muito mais do que felicidade. É mais do que a completude do espírito; é um transbordamento de vida que não cabe numa só vida. A gente fica “abobalhado” e nas nuvens. É inacreditável! Um sábio amigo religioso me disse (e eu acredito) que é a presença do Espirito Santo. O que sinto não é bem orgulho e sim, a sensação de paz: o dever cumprido como seus pais.

A Maria Paula, nossa filha mais velha, cola grau como médica, hoje, em Manaus. ontem, à noite, foi a Missa em Ação de Graça. Passou um filme na minha cabeça. Sua chegada em nossas vidas foi uma das coisas mais lindas que nos ocorreu.

(Seguem fotos)

Eu gostaria de dividir contigo a seguinte história. Há muitos anos, contida a enorme emoção, então, com sua permissão, pude escrever o texto a seguir sobre Maria Paula. Não sabia como ela iria reagir; escrevia reservadamente.

As pessoas, sem maldade, estranhavam de nossos três filhos “brancos” e ela morena clara e, fisionomicamente, diferente deles. Alguns até sabiam da adoção, mas respeitosas nada perguntavam. Outras curiosas, sem serem incovenientes ou invasivas, realmente, queriam saber detalhes sobre isso. Bem, para nós superado (mas, não para Maria Paula, que durante muito tempo se incomodava com a intromissão dessas pessoas). O fato é que enquanto relatava para terceiros como a Maria Paula chegou em nossas vidas e passou a ser nossa filha de verdade, à medida que relembrava de tudo com amor e narrava a nossa história em conjunto, minha voz embargava e meus olhos marejavam, e o povo que me escutava atentamente já estava até lagrimando de emoção. Até quando eu tentava escrever de sua chegada em casa, eu chorava e nunca terminava a história. Ao final, consegui fazer o texto já publicado sob a concordância de Maria Paula, e que agora divido contigo.

Leave a Reply

Deixe o seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *